Cursos / Profissional Aeroportuário & Turismo

O CURSO DE AGENTE AEROPORTUÁRIO E TURISMO é um curso livre, focado em orientar os interessados em atuar nas atividades aviação comercial em terra em outras das inúmeras e diversas áreas da cadeia de viagens como Serviço de Catering, Indústria Hoteleira, serviço de segurança aeroportuária, locadora de automóveis, operadoras e agências de Viagens.

Não há hoje, aeroporto ou transportadora aérea que possa operar de maneira sustentável sem a equipe de terra. Eles são uma incrível peça da maxi-engrenagem vital na Cadeia de viagens junto da indústria da aviação.

Essas funções em terra são geralmente desafiadoras e dependendo da graduação na empresa tem uma boa remuneração.

Há muitos deveres e responsabilidades no trabalho de pessoal de terra, mas o principal é garantir a segurança e o conforto de todos os passageiros que circulam pelo aeroporto. Cada aeroporto e companhia aérea têm descrições de cargo diferentes para suas equipes de terra de acordo com o tipo de operação envolvendo a viagem antes mesmo do cliente estar a bordo.

CARACTERÍSTICAS DO PROFISSIONAL

Para ter sucesso nessas atividades de terra é preciso ter soluções criativas para problemas inesperados. Os candidatos devem ter bom senso, senso de responsabilidade, personalidade amigável, polidez e resistência física. Outras habilidades essenciais são uma abordagem sistemática, aparência impecável, uma voz agradável e bem modulada.

Eles devem ter a capacidade de trabalhar por longas horas em pé, ter disponibilidade para trabalhar em diversos turnos e finais de semana, capacidade de reagir rapidamente em momentos de emergência e a presença de espírito.

O domínio razoável do idioma inglês ou outros idiomas sempre será um diferencial para quem busca uma vaga nessas posições de trabalho.

A ATIVIDADE NA LINHA AÉREA

Dentro e fora do terminal do aeroporto, a equipe de terra é responsável pela assistência aos passageiros, respondendo perguntas, fornecendo orientações ou atendendo a outras necessidades nos balcões de check-in verificando passagens, documentos, orientando bagagens despachadas e de mão.

Junto dos portões de embarque e desembarque, controlam a circulação de passageiros indicando conexões para outras localidades.

No balcão de vendas é ele que faz reservas de voos, emite bilhetes de passagens, oferece orientações sobre as normas vigentes do transporte aéreo, prestando assistência especial a passageiros com deficiência ou necessidade de atendimento especial.  Até junto das aeronaves o profissional de aeroporto possui importantes atribuições como supervisionar a realização de limpeza e organização das aeronaves após os voos, controlar o embarque de tripulantes, de passageiros, monitorando toda a operação para que a viagem aconteça com pontualidade e segurança.

AS AGÊNCIAS DE VIAGENS

Outra ocupação que o curso abrange é o interessado no setor de turismo.
As responsabilidades de um agente de viagens por exemplo, dependerá da posição que ele ocupa. Um agente responsável pela venda de passagens em uma agência deverá entender as necessidades do seu cliente e informar sobre os locais, as regras de cada País (como a obrigação de visto de entrada), recomendação de passeios, hotéis. Além disso, o agente também deverá ser responsável pela emissão dos tickets aéreos, reserva de hotéis e passeios, aluguel de carros, entre muitas outras atribuições.
E obviamente de vender, o que exige um bom tato com pessoas. Veja dicas de como ser um bom vendedor na sessão Profissional. Estas vendas podem ser
presenciais – em uma loja de rua, por telefone – via um “call center” ou por chat – via um site na Internet.

O AGENTE DE VIAGENS E O BASTIDOR.

Já um agente que trabalha na parte administrativa/operativa (ou back-office no termo em inglês) de uma agência de viagem, fica responsável por todas as demandas relacionadas à reemissão de bilhetes, alterações, controle de tarifas e atendimento de solicitações especiais. Estes profissionais também podem ser responsáveis pela emissão de bilhetes e reservas quando os sistemas internos de uma agência de viagem não estão totalmente automatizados. Existem casos onde uma pessoa realiza toda a compra através da Internet, mas um agente de viagens fica responsável por comunicar-se com cada provedor (companhias aéreas, hotéis, locadoras) para solicitar a emissão da reserva.

QUALIFICAÇÃO PARA OUTRAS ÁREAS DA CADEIRA DE VIAGENS

O trabalho atendendo exclusivamente em uma locadora de automóveis, seja na recepção e venda (a locação) ou até mesmo no manuseio dos veículos, também é uma ocupação interessante e que exige bastante agilidade, responsabilidade e empatia com o cliente!

Embora possua características bem mais específicas as ocupações na hotelaria são ótimas opções.
O que define a função da recepcionista de hotel é basicamente a hospitalidade, que serve também de base sólida para praticamente todas as áreas que envolvem o contato com os clientes. Recepcionar, orientar e dar apoio aos hóspedes. A função primordial de quem trabalha num hotel é dar atenção com simpatia e repassar todos os informes para que o cliente não se sinta perdido.

UM MUNDO DE OPORTUNIDADES

O papel da recepcionista de hotel varia de acordo com os serviços oferecidos, o tipo e o tamanho do meio de hospedagem. Logo não há como dizer que estas funções são obrigatórias para quem ocupar este cargo.
Recepcionar a todos que chegam, realizando o check-in e check-out, atender o telefone, verificar reservas e os e-mails recebidos e respondê-los, receber os pagamentos de diárias, providenciar condução para os hóspedes, manter a recepção do hotel em ordem, indicar pontos turísticos, passeios, restaurantes e tramitar as informações para os demais departamentos do hotel.
Sem falar na questão da proatividade, pois mesmo que o cargo demande determinadas funções, há diversas outras pequenas tarefas que tramitam pela recepção, e que podem muito bem, ser desempenhadas pela recepcionista.

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