Piloto Privado: Quem é?

PILOTO PRIVADO: QUEM É?

Ser piloto de avião ou helicóptero é uma atividade que atrai homens e mulheres de todas as idades, seja pelo desportismo, pelo simples fato de comandar a máquina nos céus ou pela possibilidade de uma carreira de status promissor sem rotinas.

Ser piloto privado de avião é também o primeiro passo para o jovem que pretende tornar-se piloto comercial e trabalhar na área.

Em virtude da permanente atualização e crescimento da aviação comercial, o Rio Grande do Sul é uma das mais importantes fontes de formação de profissionais especializados para aviação.

A Aerosul é uma Escola de Aviação homologada pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, que oferece cursos teóricos de qualidade para formação de pilotos privado de avião, e piloto comercial/IFR e comissários de vôo..

1 – PRÉ-REQUISITOS

As autoridades estabelecem exigências para o candidato ao curso teórico “Piloto Privado-Avião” e que deverão, comprovadamente preencher os seguintes requisitos:

a) escolaridade – Curso Fundamental completo (antigo 1º grau);

b) idade mínima – 18 anos completos ou a serem completados até a data da realização do exame prático de vôo (vôo de cheque); e

c) possuir Certificado Médico Aeronáutico (CMA) – de 1ª ou de 2ª Classe, obtido em órgão de saúde da Aeronáutica.

2 – A INSCRIÇÃO

NA AEROSUL

Aqueles que estiverem dentro das condições gerais exigidas pelas autoridades e pela Aerosul, poderão inscrever-se pelo site ou pessoalmente, preenchendo os formulários específicos e portando os seguintes documentos originais e cópias AUTENTICADAS EM CARTÓRIO.

a) Se o candidato é brasileiro:

− Carteira de Identidade (maiores de 18 anos) ou Certidão de Nascimento

(menores de 18 anos);

− autorização do pai ou responsável para poder iniciar a parte prática do curso

(ou instrução prática), se for menor de 18 anos ainda não emancipado, ( parte prátivca não realizado na Aerosul);

− certificado de conclusão do Ensino Fundamental;

− Título de eleitor;

− CPF próprio (maiores de 18 anos) ou do seu responsável (menores de 18 anos);

− Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 1ª ou de 2ª Classe;

− comprovante de situação perante o Serviço Militar (quando aplicável);

− 01 (uma) fotografia de frente, em padrão oficial para uso em documento de identificação;

Nota: A constatação de qualquer informação inverídica nas fichas de inscrição ou documentos entregues implicará no cancelamento da operação.

Decorrido um prazo de 30 dias, as cópias documentação de candidatos (a), que por ventura não forem realizar o curso, será incinerada caso não haja solicitação de devolução da mesma.

OUTRAS FORMALIDADES

- Nos cursos teóricos para obtenção de licenças que exigem aprovação em exame de saúde nos termos do RBCA 67, ou seja, licenças de piloto, mecânico de voo, comissário de voo e operador de equipamentos especiais, a exigência pode ser substituída temporariamente por um “Termo de Compromisso”, assinado pelo candidato, declarando estar ciente de que a obtenção do CMA é obrigatória para início da instrução prática, que a não obtenção do mesmo por incapacidade física tem como consequência a impossibilidade de obtenção da licença pretendida inicialmente e isentando a AEROSUL e ANAC de qualquer responsabilidade decorrente de uma eventual não obtenção do CMA. (Port. 1177/DGAC, 08/11/05; DOU 216, 10/11/05)

- A constatação de qualquer informação inverídica nas fichas de inscrição ou documentos entregue implicará no cancelamento da inscrição. Toda a documentação exigida deverá estar completa no ato de formalização da inscrição.

Para os candidatos estrangeiros a inexatidão das informações apresentadas é crime previsto nos artigos 171 e 299 do Código Penal Brasileiro.

- A documentação de candidatos apenas inscritos e que optarem por não realizar o curso, será incinerada decorrido um prazo de 30 dias.

OBTENÇÃO DO CÓDIGO ANAC

Além de sua inscrição na escola, todo o candidato de um curso homologado, necessita cadastra-se junto ao órgão regulador, a Agência Nacional de Aviação Civil-ANAC. Esse procedimento gera um número de registro solicitado durante toda sua vida estudantil e profissional na aviação civil. Embora o ambiente virtual da ANAC seja autoexplicativo, no site e no Facebook da AEROSUL existem informações passo-a-passo como proceder para obter registro gratuito. No nosso Facebook, em “fotos”, no álbum com o título “COMO OBTER O CÓDIGO ANAC” ou na homepage. Esse número de registro será exigido, por exemplo, para a realização do Exame de Saúde. Registrar-se na ANAC não significa um compromisso com a Aerosul.

3 – OS EXAMES DE SAÚDE

Os candidatos inscritos estarão condicionados a um exame de saúde exigido pelas autoridades competentes para obtenção do Certificado Médico Aeronáutico (CMA), documento indispensável ao exercício da profissão na aviação. Os testes de saúde, vão de exames laboratoriais como hemograma e urina, testes psicológicos, cardiologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, audiometria, odontologia, ergometria entre outros. A lista de instituições e médicos credenciados pode ser encontrada no site da ANAC

(http://www2.anac.gov.br/medicosCredenciados/medicosCredenciados.asp?nf=RS).

Para iniciar as aulas, em caráter excepcional, a escola poderá aceitar a apresentação do resultado de aprovação no CERTIFICADO MÉDICO AERONÁUTICO, após o início do curso, desde que antes do princípio da instrução prática e desde que o candidato assine Termo de Compromisso de acordo com o contido na Portaria DAC nº 1177/DGAC, de 08/11/05.Para iniciar as aulas, em caráter excepcional, a escola poderá aceitar a apresentação do resultado de aprovação no CERTIFICADO MÉDICO AERONÁUTICO, após o início do curso, desde que antes do princípio da instrução prática e desde que o candidato assine Termo de Compromisso de acordo com o contido na Portaria DAC nº 1177/DGAC, de 08/11/05.

4 – HORÁRIOS DAS AULAS

A carga horária é distribuída em turmas com as seguintes disposições:

-Turmas de aproximadamente 04 (quatro) meses.

- Noites, das 19h às 22h;

- Essas informações poderão sofrer alterações conforme necessidade.

- As abertura das turmas e consequente início das aulas está condicionado a um número mínimo de inscrições efetivadas, podendo haver adiamento.

- EXISTEM TURMAS COMEÇANDO, SUJEITO A ALTERAÇÕES, EM GERAL EM MARÇO/ABRIL, JUNHO/JULHO E NOVEMBRO/DEZEMBRO.

5 – O CURSO DE FORMAÇÃO

Ministradas por uma das mais experientes equipes de instrutores, as aulas na Aerosul são dinâmicas e de perfil pedagógico moderno.

As matérias de formação técnica e de aprimoramento social são os principais orgulhos que fazem da Aerosul uma das escolas mais respeitadas por alunos e meio aeronáutico.

A grade curricular prevê 291 horas/aula (ANAC MCA 58-3) das seguintes matérias:

O Piloto Privado de Avião e Normas da Aerosul, A Aviação Civil, Segurança de Vôo, Regulamentação da Aviação Civil, Conhecimentos Técnicos de Aeronaves, Teoria de Vôo, Navegação Aérea, Regulamentos de Tráfego Aéreo, Meteorologia, Combate ao fogo, Medicina de Aviação/Primeiros Socorros.

6– INVESTIMENTO NO CURSO

O investimento para as turmas de PILOTO PRIVADO, que inclui MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL E AULAS NO SIMULADOR deve ser consultado nos meios de contato oficiais da escola.

- Os alunos assistirão às aulas trajando peças de vestuário que visam uma “uniformidade” visual.

NOTA.: A composição, quando e como apresentar-se dessa fora será informado e exemplificado na primeira disciplina ministrada.

 

7 – AS CONSIDERAÇÕES FINAIS

- O aluno está condicionado a seguir e respeitar o Regulamento Interno da Aerosul.

- Os custos relacionados aos exames de saúde para a obtenção do CMA são de responsabilidade do candidato. Para maiores informações sobre os valores dos exames, os profissionais homologados na ANAC (relação disponível no site do órgão regulador) deverão ser consultados.