AATD

aatd1

Mantendo a tradição de oferecer sempre o melhor para a formação e o treinamento de qualidade na aviação civil, a AEROSUL ESCOLA DE AVIAÇÃO apresenta o seu Simulador de Voo modelo AATD - ADVANCED AVIATION TRAINING DEVICE. O AATD da AEROSUL, dotado da mais nova tecnologia desenvolvida para esse equipamento é um treinador de vôo composto por uma cabine bi-place em fiberglass com sistema de visualização de painel de instrumentos em escala aproximada e enviroment através de um projetor para visual externo com 100” de abertura de imagem.

O software aplicativo incorpora as performances em todas as fases de voo das aeronaves Cessna Skyhawk 172R, Piper Arrow IV, Seneca V e Beech King Air, com os comandos de voo e manetes correspondentes, sendo que a visualização dos painéis representativos dos instrumentos que equipam estas aeronaves é complementada por um painel de comunicações de rádio VHF e auxílios à navegação de não precisão (NDB, VOR-DME) e precisão (ILS), incluindo sistema diretor de vôo e piloto automático.

O AATD da AEROSUL é dirigido para o treinamento de pilotos em aeronaves mono e multi-motoras e incorpora as últimas inovações tecnológicas do equipamento fabricado pela SBPA Simulators & Technologies além de atender questões ambientais, pois o treinamento é realizado em um equipamento não poluente com um consumo baixo de energia elétrica. Por ser um recurso diferenciado, o piloto em treinamento tem uma série de vantagens tais como:

a) Treinamentos de vôos Básicos
b) Otimização de recursos, com economia de manutenção, combustível.
c) Treinamento de emergências, sem colocar em risco o piloto e a aeronave.
d) Execução de vôo por instrumentos (IFR) em diferentes aeródromos.
e) Treinamento de procedimento de cabine (CRM).
f) Planejamento de missões
g) Disponibilidade de Treinamento 24 horas independente das condições climáticas.

O AATD da Aerosul é homologado e está em conformidade com os requisitos do RBHA 61 da AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANAC e da norma AC 61-136 Qualification da FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION – FAA dos Estados Unidos, possibilitando, por exemplo, que 20 horas de vôo possam ser substituídas por 25 horas de instrução em simulador de vôo ou dispositivo de treinamento de vôo.

De uma estação específica, o Instrutor pode observar os instrumentos da aeronave, gráficos de comportamento, mapas e os visuais externo ou interno. O equipamento conta com um módulo de panes para exercícios programados ou de forma aleatória que ocorrem sem que o aluno/piloto perceba.

O sistema de panes provoca falhas nos motores, instrumentos, controles manuais e danifica a superfície da aeronave. Através da sua estação o instrutor também pode instalar, atualizar, suprimir ou falhar todos os equipamentos e dispositivos de auxílio à navegação e sistemas de iluminação.

O AATD da AEROSUL é mais um inteligente recurso de qualidade para atender a evolução da aviação civil no Brasil.

 

A escola também disponibiliza o AFS, Aerosul Flight Simulator.

A escola é pioneira na inserção de programas livres de voos simulados nos cursos teóricos de piloto. O objetivo principal da Divisão de Treinamento de Voo - Aerosul é integrar a teoria com a prática para que os futuros profissionais deixem a instituição com uma visão mais precisa das responsabilidades na aviação. Os cursos são oferecidos aos alunos em dois programas de treinamento principalmente para a familiarização com o ambiente operativo de cabine e a inicialização de voo por instrumentos.

O programa tem o objetivo principal de familiarizar o aluno no contexto prático do piloto. Aprende manobras básicas do curso de Piloto Privado, bem como rotinas operacionais, checklists, briefings começando a envolver-se com a política de segurança operacional. Além disso, aluno desenvolve habilidades cognitivas, psicomotoras e psicossociais relacionadas com o voo. 
Para iniciar este programa é necessário que o aluno tenha realizado pelo menos a primeira prova da matéria de Teoria de Voo no curso teórico da Aerosul. Assim, pode haver um maior desenvolvimento do aluno pois ele já possui noções teóricas básicas em relação ao voo. A partir da prática o aluno consegue compreender conceitos que muitas vezes na teoria não eram claros. É possível através do simulador de voo, ter contato com a performance da aeronave e o que deve ser feito para controla-la de forma eficaz e segura. Este recurso tem se mostrado cada vez mais eficiente na aprendizagem dos nossos alunos que optam por realizar o curso livre.

Valores: R$ 140,00 (cento e quarenta reais) por hora do programa para alunos que não necessitam de hospedagem.

 

GALERIA DE IMAGENS DO NOSSO EQUIPAMENTO

AA5

 

AA6

 

AA7

 

AA8

 

AA3

 

AA2

 

AA4